10 Perguntas para substituir o clássico “Como foi hoje o dia na escola?”

Quantas vezes já fez a pergunta “Então como foi o teu dia hoje na escola?” e recebeu um encolher de ombros como resposta?

Enquanto professores também gostávamos que os nossos alunos partilhassem em casa as vivências, atividades e aprendizagens de escola convosco.

Por isso, aqui vão 10 perguntas pensadas para quebrar o gelo:
AS PERGUNTAS

1. Conta-me uma coisa que tenhas aprendido hoje e que te tenha deixado entusiasmado.

2. Fala-me de um momento na aula em que te tenhas sentido confuso.

3. Pensa no que aprendeste hoje na escola. Sobre qual dos tópicos gostavas de saber mais?

4. Houve algum momento nas aulas de hoje em que te sentiste nervoso ou com medo?

5. Pensa no que aprendeste hoje na escola. Qual dos tópicos achas que conseguirias ensinar-me? Ensina-me.

6. Houve algum momento nas aulas de hoje em que te sentiste orgulho de ti, contente por saberes?

7. Tiveste algum desafio na escola hoje, em que tiveste de te concentrar mesmo a sério?

8. Houve algum momento nas aulas de hoje em que um colega foi um bom amigo para ti?

9. Das coisas que aprendeste e viveste hoje na escola, qual gostarias de repetir amanhã?

10. O que é que aprendeste sobre ti hoje na escola?

AS DICAS

Não faça todas estas perguntas de uma só vez, num só dia. Escolha uma ou duas perguntas desta lista e, com o tempo, vai perceber quais as que resultam melhor.
Lembre-se: quando e como perguntar fazem toda a diferença no género de respostas que recebemos. É importante arranjar tempo para ouvir as respostas às perguntas que se está a fazer. A viagem de regresso a casa ou a hora do jantar são momentos ideais e descontraídos, propícios à conversa e à partilha.

Não espere resultados imediatos, por isso prepare-se para insistir. Para estabelecer a rotina que deseja, vai ter de ser paciente e persistente.

Não interrompa. Esta é uma boa regra para qualquer conversa, mas principalmente em conversas com crianças e jovens, que rapidamente se sentem desvalorizadas quando não têm a nossa atenção total.

Mostre que estava a ouvir. Faça mais perguntas sobre um dos temas que ouviu.

Valide sentimentos. Quaisquer que sejam os sentimentos expressos, faça-os sentir que são legítimos e relevantes. Não desvalorize ou ridicularize sentimentos. Os sentimentos são também aprendizagens.

Agradeça, no final, a conversa que tiveram. Valorizar estes momentos assegura que se repetirão mais vezes.

E desse lado? Que tipo de perguntas têm mais sucesso e suscitam maior resposta? Partilhe connosco as suas ideias e deixe-nos um comentário.

Post adaptado do artigo em http://links.edutopia.mkt5094.com/ctt?kn=9&ms=MTU5Njc0MDQS1&r=Mjc0MzYzMjMwODk2S0&b=0&j=OTA0MTU3ODE3S0&mt=1&rt=0

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